
O Sistema motivacional humano é altamente complexo, podendo ser concebido como o conjunto de condições responsáveis pela variação na intencidade, qualidade e direção do comportamento.
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A melhor maneira de preparar um trabalho, sem dúvida, é colocar "mãos à obra". O trabalho cooperativo flui melhor, de um modo geral, em grupos de poucos participantes (3 ou 4 no máximo). A ajuda dos mais experientes, pode contribuir para acelerar o processo de revisão final do trabalho.
SUGESTÕES
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O trabalho preparado para a apresentação oral, não difere substancialmente do trabalho preparado para apresentação escrita (publicação), exceto talvez pela existência do resumo e das referências bibliográficas, dispensados na apresentação oral (mas não no contexto do trabalho). Um Tema Livre pode ter a sequência semelhante de seções:
A criteriosa preparação de um trabalho para apresentação oral é o fator mais importante para uma apresentação "politicamente correta". Mesmo quando o autor (apresentador) tem muita experiência com o tema do trabalho.
repare a sua apresentação rigorosamente dentro do tempo destinado à mesma. Nada pode ser mais irritante para uma platéia do que um orador prolixo e dispersivo, que ultrapassa o tempo destinado à sua apresentação. As piores apresentações dos congressos, em geral, são as longas, que ultrapassam o tempo previsto. A quantidade de informações ou o seu detalhamento devem respeitar o tempo disponível. Seja claro e objetivo. É lamentável que os coordenadores das sessões dos nossos congressos, por pura ingenuidade ou despreparo, deixam de cumprir a sua função mais importante que é a de fazer respeitar o tempo destinado a cada apresentação. Essa falha, tão comum, prolonga desnecessariamente as sessões, atrasa o andamento do evento, prejudica os apresentadores das últimas sessões e os participantes interessados em ouví-los. O saudoso Prof. Zerbini, ao coordenar qualquer sessão científica, jamais permitia a um apresentador, por mais ilustre, prolongar-se além do tempo previamente estipulado.
Iniciar e terminar uma apresentação no tempo estipulado pelos organizadores de um evento é uma prova de boa educação e de respeito, que a plateia frequentemente retribui com o aplauso mais generoso e de respeito recíproco.
Evite perda de tempo com citações ou elucubrações desnecessárias. Seja direto. Um grande número de apresentadores acha que deve contar a história, antes de iniciar a apresentação propriamente dita. Alguns oradores exageram tanto nesse aspecto que, ao final dos 10 minutos destinados ao tema livre, ainda estão na introdução do tema. Certos apresentadores são contumazes nesse exagero e já são "antigos conhecidos" das plateias dos congressos.
Evite os repetitivos jargões dos apresentadores, como por exemplo: ..."infelizmente o tempo é insuficiente para demonstrar os principais aspectos relacionados ao tema que nos propomos discutir nessa sessão"... Além de não significar muita coisa estas frases desperdiçam uma parte do tempo que o apresentador considera tão precioso.
Enquanto estiver falando, retribua a atenção que a plateia dispensa ao apresentador. Olhe para o seu público; não fixe o olhar apenas em algum conhecido sentado na primeira fila ou nos slides que ilustram a sua apresentação.
Falar em público e preparar trabalhos científicos são produto de força de vontade e de treinamento, mais do que qualquer outra coisa. O adequado preparo e a correta apresentação de trabalhos (escritos ou verbais) distingue e diferencia um profissional dentre seus pares.
O seguintes conselhos são úteis para uma apresentação de boa qualidade:
Preparação dos Diapositivos
O material utilizado para ilustração pode representar o ponto alto de sua apresentação ou significar a catástrofe total. Gostaria, por isso, de oferecer-lhe algumas sugestões básicas, que me parecem importantes.
Apresentação
1. Em primeiro lugar, transmita à platéia a impressão (pelo menos a impressão, ainda que não seja verdadeira) de que os diapositivos foram elaborados especialmente para aquela apresentação. Não há pior atitude que misturar diapositivos "catados", alguns coloridos, outros em branco e preto, uns velhos, decorados aqui e ali, com fungos variados, outros recém-saídos do "forno". Procure preparar o material visual para "aquela" apresentação. Aliás, procure confeccionar de modo geral, "todos" os seus diapositivos dentro de um mesmo padrão de modo que, ainda que pertençam a diferentes palestras que você já ministrou, obedeçam a um "visual" uniforme.
2. Um segundo aspecto, da maior importância, é a utilização das cores. Os clássicos diapositivos em branco e preto continuam sendo instrumentos excelentes de ilustração. Difícil, no entanto, é resistir à tentação de utilizar diapositivos em cores. Eles são bonitos, permitem que o leitor possa discernir melhor alguns dados, ajudam a dar maior destaque a informações que você julga mais relevantes, ilustram com maior clareza os pormenores anatômicos de peças cirúrgicas, etc. Lembre-se, porém, que eles não passam de instrumentos auxiliares e não podem transformar-se em espetáculo pirotécnico em tecnicolor que, mais do que auxiliar sua apresentação, distraem a assistência. Estes comentários valem particularmente para os diapositivos nos quais se utiliza, como "fundo", uma figura. Não é raro que a figura de fundo capte a atenção do ouvinte e o distraia, na tentativa de entendê-la ou de justificá-la. O material visual deve ajudar a tornar mais clara sua apresentação, e não mais confusa!
3. Outro erro comum é colocar longos textos nos diapositivos. Existem apresentações de temas livres nas quais a mensagem verbal (ou seja, a apresentação em si) acaba sendo totalmente supérflua. Basta ler os diapositivos. Evite, na medida do possível, a "cola" visual.
4. Nada mais desanimador que um diapositivo que possui uma avalanche de informações (particularmente quando se trata de tabelas). Antes que a "vítima", sentada à sua frente, possa situar-se no diapositivo, muitas de suas palavras serão perdidas. A atenção do ouvinte não pode ser dispersada por uma carga excessiva de dados. Limite os dados ao essencial, para ilustrar suas palavras. A boa norma é restringir a quatro ou cinco linhas o conteúdo do diapositivo, e utilizar corretamente o espaço disponível, com caracteres (letras e números) facilmente legíveis de qualquer ponto da sala.
5. Apresentar ou adaptar tabelas, gráficos ou figuras de trabalhos de outros autores pode ser um excelente instrumento de ilustração e comparação, desde que utilizado com critério. Lembre-se, entretanto, que se alguém o convida para apresentar um trabalho é porque deseja conhecer seus dados e/ou saber sua opinião pessoal ou do serviço que você representa. Como corolário, resultam as seguintes sugestões: Utilize dados de outros serviços com parcimônia; sempre que os apresentar (qualquer que seja sua natureza), cite obrigatoriamente a fonte (referência bibliográfica completa), para permitir que o ouvinte tenha acesso ao trabalho original; nos diapositivos que refletem a experiência do seu serviço, assinale o fato, para que não pairem dúvidas a respeito.
6. A apresentação de documentação de casos pode ser de inestimável valor para consubstanciar sua argumentação. Cuide, porém, de limitar o número de casos ao essencial: Um caso ilustrativo, bem selecionado e documentado, costuma ser suficiente, na maioria das vezes. De qualquer forma, resista à tentação de demonstrar toda sua experiência de 115 casos de ferimentos de apêndice ou de 232 casos de unha encravada! Ninguém desconfia, "a priori", de sua honestidade. Se você afirma que operou "n" casos, todos acreditarão em suas palavras, ainda que você não apresente os casos um a um. Chamo a atenção, particularmente, para a documentação imagenológica. Depois de ver 42 filmes de ultra som de abdome, para exemplificar os achados na ruptura de baço ou na colecistite aguda, pode estar certo de que os ouvintes estarão à beira do colapso!
7. E, aproveitando a "dica", não se esqueça que em 15 minutos decididamente, não cabem 42 diapositivos. Um número adequado é de 10 a 15 diapositivos, no máximo. Somente assim poderá transmitir uma mensagem que seja "metabolizável". Por outro lado, evite projetar um único diapositivo e ficar de luz apagada durante todo o tempo discorrendo sobre o tema. Quase certamente este diapositivo é dispensável, mas agirá seguramente como um soporífero infalível.
PESQUISADO EM:
http://perfline.com/tutorial/apres/parte9.html
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No dia 13 de agosto foi aprovado, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 2.419/2007 do senador Osmar Dias (PDT/ PR). Para a validação da nova Lei falta, apenas, a sanção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
No dia 13 de agosto foi aprovado, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 2.419/2007 do senador Osmar Dias (PDT/ PR), que visa estabelecer uma reforma nas condições de contratação de estagiários por empresas de todo o país. Para a validação da nova Lei falta, apenas, a sanção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A norma será válida para estudantes do ensino médio regular, ensino técnico e superior.
Entre as principais mudanças na contratação estão a redução na carga
horária (que passará ao número máximo de seis horas trabalhadas por dia, um total de 30 horas semanais), o direito a férias remuneradas de 30 dias e o limite de estagiários contratados por cada empresa, levando em consideração a quantidade de funcionários regulares que atuam em cada uma delas.
Para a Associação Comercial Empresarial do Brasil, micro e pequenos empresários também deverão estar atentos para se adequar à nova lei, uma vez que nenhuma empresa foi excluída da obrigatoriedade. Muitos empreendimentos de pequeno porte recorrem à contratação de estudantes para fornecer a eles a oportunidade de aprender em um setor menos rigoroso, em comparação às grandes companhias. Por isso, é necessário
que os empreendedores acompanhem a movimentação do Projeto e se adéqüem a ele assim que necessário, diz Irineu de Ascenção, diretor de relações institucionais da Associação.
O executivo também alerta os empreendedores para as penalidades previstas a quem não estiver dentro da Lei. “Além de ser obrigado a estabelecer com o estagiário um vínculo de emprego, conforme previsto na lei trabalhista, o empregador que não se adequar à norma ficará impedido de contratar
estagiários durante o período de dois anos”, alerta Ascenção.
Como o presidente da República tem 15 dias úteis para sancionar a lei, a partir do dia de seu recebimento, em breve haverá uma definição em relação ao projeto. Caso ele não se pronuncie dentro desse prazo, o Projeto será sancionado automaticamente.
Confira o limite de quantidade de estagiários contratados por cada empresa:
- Entre um e cinco funcionários: um estagiário;
- De seis a dez funcionários: dois estagiários;
- Entre 11 e 25 funcionários: limite de cinco estagiários:
- Acima de 25 funcionários: até 20% do quadro de funcionários.
Fonte: Canal Executivo
Nesta página você encontra o significado e a pronúncia de vários termos e procedimentos usados frequentemente na internet. Fique atento, pois muitos termos ainda serão adicionados a esta lista, podendo responder a muitas de suas duvidas! Caso você queira saber o significado daquela palavrinha desconhecida, é só mandar um e-mail para info@b.com.br que sua duvida será esclarecida aqui.
Conexão com o provedor
Antes de poder navegar em páginas na web ou enviar e receber e-mails, é preciso conectar-se ao provedor de acesso(no caso a Business Internet). A conexão é estabelecida quando seu computador disca para nossos computadores e fornece seu nome de usuário(seu login) e sua senha. Caso essa etapa não seja concluída com sucesso, seu computador não estára conectado a internet e não será possível navegar ou receber e enviar e-mails. Megabyte e Kilobyte(pronúncia: "megabaite" e "quilobaite")
Um megabyte(ou MB) é formado de 1024 kilobytes(ou KB). Um disquete comum pode armazenar 1.44 megabytes
Endereço na internet
Existem vários tipos de endereços na internet. Os dois mais importantes são os da web e de e-mail. Quando se diz endereço da web, está se referindo ao endereço de uma página ou site na internet. Este endereço pode ser acessado de qualquer computador que esteja conectado a internet de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora. Por exemplo: o endereço do site da Business Internet é http://www.b.com.br/b/.
E-mail
O e-mail ou correio eletrônico é a forma mais comum de comunicação entre as pessoas na internet. Pode-se mandar mensagens de texto, figuras ou qualquer outro tipo de arquivo para outra pessoa em qualquer parte do mundo. Seu endereço eletrônico é formado de seu nome de usuário(ou seja, seu login), mais o simbolo "@" (arroba), mais o domínio da Business Internet. Exemplo: se seu nome de usuário é "maria" seu e-mail é maria@b.com.br. Para mandar e receber e-mails você usa um programa apropriado que trabalha em conjunto com seu navegador.
Navegador ou Browser(pronúncia: "brauser")
Um navegador é um programa usado para exibir as páginas na internet. Os mais comuns(e melhores) são Internet Explorer e Netscape Communicator. Cada um deles é acompanhado de um programa para ler e enviar e-mails
Páginas(ou Home Pages) e Sites(pronúncia: "saite")
É o que aparece na tela do seu navegador quando é acessado um endereço na internet. Uma página pode ser composta de texto, imagens, sons, vídeos, links, botões, campos para preenchimento, etc. Um conjunto de páginas relacionadas entre sí formam um Site na internet. Por exemplo: esta é a página de glossário do site da Business Internet.
Link
Link quer dizer ligação, ou seja, é a forma com que páginas e arquivos estão relacionados na internet. Em sua forma mais simples, é um trecho de texto de cor azul e sublinhado que passando o cursor(seta) do mouse em cima o mesmo é mudado de uma seta para uma mãozinha, indicando que clicando-se em cima será aberto um novo arquivo ou uma página. O texto usado nos links também pode ter outras cores e tamanhos, não ser sublinhado ou até mesmo uma imagem pode ser usada como link.
Baixar um arquivo ou Download(pronúncia: "daunload")
Quando se copia um arquivo de algum lugar na internet para o seu computador é feito um download. Normalmente, um download é iniciado quando se clica em um link e logo em seguida se especifica em que pasta no seu computador o arquivo será guardado. O processo só termina quando todo o arquivo é copiado para o seu computador, podendo demorar vários minutos, ou até mesmo horas dependendo do tamanho do arquivo, tipo e de seu local de origem. Existem programas que são muito úteis na hora de fazer um download, como o GetRight, que permite desconectar-se da internet durante um donload e continuar de onde parou quando voltar a conectar-se. Este recurso é muito útil, possibilitando baixar um arquivo muito grande em várias partes. O GetRight está disponível para download na área de programas da Business.
Software(pronúncia: "sóftuer")
É o mesmo que programa. Um programa como o Microsoft Word é um software.
Hardware(pronúncia: "rárduer")
É um componente eletrônico do computador. Uma peça do computador, como uma placa de modem, é um exemplo de hardware.
Modem
Para acessar a internet, seu computador deve estar equipado com uma placa de modem devidamente instalada. É este componente eletrônico que permite que seu computador use a linha telefônica para transferir informações pela internet. A velocidade do modem determinará quanto tempo as informações demorarão para serem transmitidas pela internet. O mínimo para uma boa navegação é um modem de 14.400bps, sendo aconselhável um modem mais veloz, de de 28.800bps, 36.600bps ou 56.000bps.
IRC e Chat(pronúncia: "chét")
Você pode bater papo pela internet de várias formas. Uma delas é visitando uma das várias páginas de chat na internet. Normalmente é preciso escolher um apelido para você se identificar dentre os outros internautas e escolher uma sala dentre várias, separadas por assunto. Outra forma é usar um programa especial para servidores IRC, como o mIRC. Usar um programa para bate papo é mais complicado, mas o bate papo nos canais(equivalem às salas de chat em páginas) pode usar de recursos mais avançados, como o envio e recebimento de arquivos.
FTP
É um tipo de endereço na internet usado para transferência de arquivos. Existem programas específicos para transferência de arquivo mas as funções básicas do FTP podem ser usadas pelo seu navegador. Um servidor FTP é um computador que armazena arquivos, disponibilizando-os para download. O endereço de FTP da business pode ser acessado digitando "ftp://ftp.b.com.br" na barra de endereço de seu navegador. A maioria dos arquivos deste servidor estão disponibilizados na área de softwares(programas) da Business.
Tipos de servidores
Para que a internet funcione normalmente existem computadores que desempenham tarefas específicas, eles são chamados servidores. Existem vários tipos de servidores, dentre eles, servidores de http(páginas na web), servidores de e-mail, servidores de IRC(bate papo), servidores de FTP(transferencia de arquivos), etc. Por exemplo, quando você checa o e-mail, seu programa de e-mail conecta-se ao nosso servidor de e-mail, que envia as mensagens que chegaram para você. Por isso quando não se consegue visitar uma página em um determinado momento e pouco tempo depois sim, diz-se que o servidor da página estava com problema.
Site de busca
Usar um site de busca é a forma mais fácil e eficiente de se encontrar uma determinada informação na internet. Os sites de busca trabalham com palavras-chave para procurar o que se deseja. Por exemplo: caso você queira informações sobre o certificado ISO 9000, é só visitar um dos vários sites de busca, digitar no campo apropriado "certificado ISO 9000" e clicar no botão de pesquisa para ver uma relação de páginas que contém as palavras pesquisadas. Uma seleção dos melhores sites de busca nacionais e internacionais está disponível na área de Busca na internet no site da Business.
Tipos de arquivos
É importante saber de que tipo é o arquivo que será feito um download para poder usá-lo depois. O tipo do arquivo é espcificado por sua extensão em seu nome. Por exemplo: um arquivo com a extensão .txt é do tipo texto, de extensão .doc é um documento do Microsoft Word, de extensão .bmp é uma figura do Paintbrush(ou Paint), de extensão .exe é um programa, e de extensão .zip é um arquivo comprimido no formato zip. Não seria possível abrir, editar e imprimir um arquivo de extensão .doc recebido por e-mail ou por download sem ter o Microsoft Word instalado no computador, assim como é preciso instalar um programa descompactador(como o Winzip) para abrir arquivos de extensão .zip.
2 comentários:
Nesse mundo de hoje, onde visa-se principalmente "recompensas", e o próprio bem estar, é um tanto que estranho falar em relação interpessoal. Na verdade há muita coisa à ser discutido e refletido sobre este assunto, no entanto com a era da globalização... "não há tempo".
O que tento frizar na verdade é o saber lidar com as pessoas, ou ao menos tentar aceitá-las, e procurar envolvê-las em "seu" mundo, e por veses deixar as mesmas sentir-sem amdas e importantes.
bjs!!!
Bruna Duarte
1° secret.
manhã
Relações interpessoais, são todos os contatos entre pessoas. Nesse âmbito encontra-se um infindável número de variáveis como: sujeitos, circunstâncias, espaços, local, cultura, desenvolvimento tecnológico, educação e época.
As relações interpessoais ocorrem em todos os meios, no meio familiar, educacional, social, institucional, profissional; e estão ligadas aos resultados finais de harmonia, avanço, e progressos ou na estagnações, agressão ou alienamento.
Boanerges PG2-Noite
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